sexta-feira, 22 de março de 2013

SOBRE AS ROSAS - ROSAS SOBRE NÓS




A rosa é a flor que representa diversos simbolismos na cultura do ser humano, acompanhando sua evolução desde a antiguidade.
É  uma flor consagrada a muitas deusas pagãs tais como Afrodite e Vênus.
A doutrina cristã, mais especialmente a vigente na Idade Média,  adotou a Rosa como o símbolo de Maria – Mãe de Jesus –
 As espumas  do mar, tomam a forma de uma rosa branca, quando se embolam em direção a praia e assim  representam a pureza e a inocência – é o que afirmam as lendas gregas sobre essa flor.
 A Rosa vermelha significa o ápice da paixão, mas também a intensidade passional com a qual devemos enfrentar nosso dia a dia.

A Rosa é, igualmente, consagrada a Isís que é retratada, por alguns pintores,  com uma coroa de rosas sobre a cabeça. O miolo destas Rosas, sempre  fechado, fez com que essa flor significasse para os egípcios  o símbolo do segredo. Um costume medieval era de colocar uma Rosa no teto da sala de reuniões indicando que onde houvesse a flor no teto, os assuntos deveriam ser mantidos em segredo. Logo surgiu o costume de pintar rosas no teto das salas e assim levou a decoração de muitas casas de arquitetura clássica, permanecendo a regra de que o que era dito naquela sala ali deveria permanecer.
Na  Alquimia representa o feminino e corresponde ao órgão sexual da mulher. A cruz sendo símbolo masculino deu origem a palavra “Rosa-Cruz”, o primeiro símbolo da ordem Rosa-Cruz, isto é a união do masculino e do feminino que completam a plenitude da existência do ser.

Simbolismo da beleza e da pureza, perfeição em todos os sentidos, a Rosa – cor de rosa ou em tom de rosa pastel -  passou a ser símbolo da virgem Maria por seu aspecto e  significado de pureza. As rosáceas das catedrais góticas foram dedicadas a Maria como emblema do feminino em complementação  à cruz.

 Os rosários originais eram feitos com pétalas de rosa. A palavra “rosário” deriva do latim “rosarium” que significa roseiral.

Inúmeros são as histórias, mitos e lendas  sobre a Rosa, em geral tem o significado das formas de expressão do amor, seja espiritual, carnal, virginal. Símbolo da pureza a rosa possui suas propriedades não só simbolicamente, mas é aproveitada na medicina, para perfumes, culinária, entre outros atributos. A Rosa, enfim,  é o magno símbolo  dos diversos modo de demonstrar  amor e, por isso, são naturalmente escolhidas para presentear quem se ama.

Considerando assim toda a mística e o simbolismo que envolvem essa tão adorada flor, podemos também utilizar os seus dons de beleza, perfeição e harmonia (experimentem olhar fixamente para uma rosa e ver como ela reflete uma energia boa, saudável, vibrante ou relaxante, conforme seu matiz de coloração) para transformá-las em ponto de ligação com nosso eu interior. Assim vamos aliar a flor rosa, com as suas diversas matizes, e concentrar nela todas as nossas energias em busca  interior, visando alçar nosso corpo sutil a um estado de plenitude, paz e harmonia, objetivando obter do Kosmos a necessária compreensão de seus desígnios para sobre eles traçarmos nossos caminhos de vida. Remar a favor da maré, usando a energia kósmica e fluente no meio que nos cerca sempre ao nosso favor, além de ser uma providencia muito inteligente, também se tornará uma atividade prazeirosa e muito recompensadora. Vamos tentar?!!!! Aguarde as próximas postagens com os exercícios e mentalizações baseadas nas rosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO - CRÍTICA OU SUGESTÃO