domingo, 3 de março de 2013

ALIMENTAÇÃO COLORIDA


ALIMENTAÇÃO COLORIDA



Alimentar-se não é só encher a boca e deglutir. O alimento também precisa atingir o visual de quem come e saboreia o prato. A tendência natural é sempre buscarmos o colorido, o mais vistoso, aquilo que em primeiro lugar agrada os olhos. Percebi isto enquanto almoçava em um restaurante onde serviam diversos tipos de salada todas muito bem decoradas e chamativas e apenas com quatro elementos: rodelas de cebola, rodelas de tomate, rodelas de cenoura e folhas de alface. Se analisarmos as cores destes vegetais encontraremos BRANCO – VERMELHO – ALARANJADO – VERDE. Essa combinação possui uma mágica de atrair os olhos de quem observa o prato e consequentemente atiçar o desejo de experimentar.
Assim quanto maior a variedade de cor, maior a quantidade de nutrientes diferentes que estaremos ingerindo e assim equilibrando nossa saúde física. Conheça as principais cores dos alimentos:
Alimentos de cor verde

Vegetais folhosos, espinafre, pimentão, salsão e manjericão contêm vitamina A e clorofila, substâncias que auxiliam na ação antibacteriana, cicatrizante, combatem o crescimento de tumores, desintoxicam as células, ajudam a proteger o coração e protegem o cabelo e a pele.
Alimentos de cor amarela e laranja

Cenoura, mamão, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco possuem betacaroteno, vitamina B-3 e ácido clorogênico, que evitam a formação de substâncias causadoras do câncer, que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a proteger o coração.
Alimentos de cor vermelha 

Tomate, melancia, cereja, morango, caqui, goiaba vermelha e framboesa têm lipoceno, substância que age como antioxidante. Mas recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos ainda contêm antocianina que estimula a circulação sanguínea.
Alimentos de cor branca

Leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são ricos em cálcio e potássio. Esses minerais são importantes para o funcionamento do organismo, pois contribuem na formação e manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos, e para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
Alimentos de cor marrom e bege
Aveia, nozes, castanhas e cereais, possuem fibras e vitaminas do complexo B. Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo, pois melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade, previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.
Alimentos de cor roxa 

Uva, ameixa, beterraba, repolho-roxo, figo são ricos em ácido elágico e quercitina, que diminuem os riscos de ataques cardíacos, neutralizam as substâncias cancerígenas antes de invadirem o DNA, melhoram o aspecto da pele e retardam o envelhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO - CRÍTICA OU SUGESTÃO