terça-feira, 11 de setembro de 2012

O NÓ FICOU APERTADO

Meu avô era militar. Um grande cara. Apesar dos muitos sofrimentos que a Revolução de 30, a Revolução de 32 e a Intentona Comunista de 35 imprimiram em seu espírito ele nunca deixou de ter bom humor. Algumas vezes até um humor meio malvado, irônico. Foi o que aconteceu nesse caso: - O inverno de Curitiba era muito rigoroso antes desta história de aquecimento global. Fazia frio mesmo, nada desta papagaiada de julho e agosto você estar andando por aí de chinelo de dedo e bermuda.Era casacão, sobretudo, manta, cachecol e gorro. Mas o frio não impedia que você andasse na rua e sempre cuidasse de sua aparência. Era o que regularmente meu avô fazia. Uma vez por semana, toda terça feira lá ia ele para "o centro da cidade", fazer a barba, aparar o cabelo(que quase não tinha mais) e engraxar os sapatos. Um destas vezes, num dia extremamente frio sentou-se na cadeira do engraxate, a quem conhecia a muitos anos, e disparou sua famosa frase:-Sr. Geraldo, o de sempre, liso e lustrado para refletir no bico do sapato o sorriso das moçoilas.... O Engraxate assentiu com a cabeça e começou a trabalhar. Como não poderia deixar de ser o frio foi o tema principal e o profissional das graxas queixou-se que aquele ventinho era duro de aguentar . Meu avô, todo agasalhado, não sentiu o vento, mas ficou "com dó" do profissional e num magnânimo gesto tirou a gravata que usava e deu ao engraxate: - Toma isso é para você se aquecer. Piadinha de mau gosto não acham???!!! Mas o engraxate não se apurou. Aceitou o presente com um educado sorriso e tomando a gravata nas mãos testou sua resistência emitindo um som de aprovação (huuuuummm!!!). Mirou os sapatos de meu avô e passou a lustrá-los com a gravata. Meu avô, estupefato disse: Ei para isso é para você usar, para se aquecer!!!, ao que o engraxate respondeu:- É isso mesmo que estou fazendo Tenente pois ao lustrar seus sapatos me movimento, e o exercício faz eu me aquecer. Meu avô, embasbacado, sorriu amarelo, pagou o serviço e foi embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO - CRÍTICA OU SUGESTÃO