quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A ZONA CINZENTA ENTRE JUSTIÇA E VINGANÇA

Ao sofrermos um revés, um dissabor, uma contrariedade que nos retire do curso normal de nossas existências sempre afloram, lá do fundo do nosso ser, duas questões paradoxais, pois, se antagônicas também são complementares.

 A JUSTIÇA E A VINGANÇA. 

Quando nossos direitos são abalados, feridos, desrespeitados de pronto queremos, exigimos, clamamos por JUSTIÇA. E muitas vezes somente conseguimos efetivar esse conceito tão sutil e delicado através de um instrumento milenar, que acompanha o Ser Humano desde que começou a caminhar por essa Terra, qual seja a VINGANÇA. 

Os grandes filósofos e pensadores já se debruçaram sobre tão complexo tema expondo seu pensamento. Assim Tácito, leciona nesse sentido:

"Os homens apressam-se mais a retribuir um dano do que um benefício, porque a gratidão é um peso e a vingança, um prazer".

[Tácito, historiador romano, que viveu entre 55 d.C. - 120 d.C]

Ao analisarmos tão sábias palavras fácil percebermos que o Mundo Humano gira em torno dos sentidos e de sua plena satisfação. O Ser Humano busca, anseia e almeja sempre o PRAZER, nas suas inúmeras formas, gostos, cheiros e cores. Comprei aquele carro pelas suas linhas - diz um - adoro aquele restaurante pelos pratos que serve - diz outro - Lindas cores e agradável perfume afirma aquela ao receber flores - e assim por diante. E convém ainda salientar que, via de regra, esse PRAZER, é obtido de maneira egoística e pessoal. Não interessa a mais ninguém, a não ser a quem está sentido o PRAZER  naquela situação, a sua plena satisfação. A incapacidade de doação, de altruísmo, de olhar sobre o outro e esquecer momentaneamente de si mesmo é uma mácula que infelizmente vem com o ser humano "de fábrica" e funciona como um ítem que deve ser extirpado deste veículo chamado vida, sob pena de, mais dia menos dia, atingir mortalmente o seu desempenho.EIS O PORQUE DO GRANDE DILEMA - JUSTIÇA E VINGANÇA.

 Enquanto na JUSTIÇA se acomodam as coisas , se equilibram os direitos , se cumprem os deveres NA VINGANÇA o ato cometido pelo vingador tem apenas a única finalidade de satisfazer o seu prazer pessoal de escorraçar, diminuir, enxovalhar aquele outro SER HUMANO que cruzou na sua estrada e de alguma maneira interrompeu sua "navegação em céu de brigadeiro" obrigando-o a imergir em tempestades carregadas de ventos e trovões.

Assim é bom diminuirmos a marcha e pararmos para refletir, quando expostos ou sujeitos a situações beligerantes  que nos obriguem a abandonar nossa "zona de conforto". 

Devemos sempre entender que NÃO CAI UMA FOLHA DE UMA ÁRVORE SEM QUE EXISTA UMA DIVINA RAZÃO PARA QUE ISSO ACONTEÇA.

Por pior que possa parecer a dificuldade, a agressão, a escaramuça sofrida procure sempre PENSAR E REFLETIR antes de AGIR. Quando partir para a AÇÃO sua principal arma para conseguir a tão almejada JUSTIÇA só deve ser uma: A FÉ - que é a certeza absoluta e irremovível de que suas atitudes estão abençoadas pelo Poder Kósmico e pelos Mestres Ascencionados.

A FÉ é aquele peso diferencial que se colocas sobre a balança e que faz o seu prato não pender para este ou para aquele lado mas ficar exatamente equilibrado no "fiel da balança".

SE A VINGANÇA PODE TRAZER EFÊMERAS CENTELHAS DE PRAZER QUE VÃO COLORIR MOMENTANEAMENTE  SEU CAMINHO REFLITA:

  A JUSTIÇA PODE ACENDER UMA CANDEIA PERENE, QUE SEMPRE VAI
ILUMINAR A SUA ESTRADA DE VIDA,
 MOSTRANDO-LHE AS PEDRAS E OS PERCALÇOS
A EVITAR NA TRILHA DE NOSSA EXISTÊNCIA.

BUSQUE SEMPRE A JUSTIÇA - use como principal ferramenta a FÉ e coloque sua VERDADE de forma mansa e pacífica que ela será ouvida pelo KOSMOS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO - CRÍTICA OU SUGESTÃO