quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ASTRÁLAGOS

ASTRÁLAGOS
Astrágalo, também conhecido como tálus é um dos ossos do pé e por ter o formato de um cubo foi muito utilizado em jogos na Antiguidade principalmente na Grécia e na Mesopotâmia. É o precursor dos dados modernos.


Os dados são pequenos poliedros gravados com determinadas instruções. O dado mais clássico é o cubo (seis faces), gravado com números de um a seis. Existem também dados de duas faces (representados por moedas), três faces (igual a um dado clássico de seis lados, mas com apenas três números, sendo cada um repetido duas vezes), quatro faces (em formato piramidal), oito faces, dez faces, 12 faces, 20 faces, entre outros.
A função do dado é gerar um resultado aleatório que fica restrito ao número de faces dele. Esse resultado, então, pode ser manipulado conforme a convenção que se estabelecer. Os dados são comumente utilizados em jogos de tabuleiro tradicionais,  jogos de RPG e os ditos “jogos de azar” onde somente o acaso determina o resultado, não havendo interferência do jogador a não ser o simples lançamento dos “cubinhos”.
Uma pequena curiosidade quanto aos dados clássicos, de seis lados: a soma dos lados opostos resulta no número sete. Ou seja, se de um lado temos o número um automaticamente teríamos o número seis do outro lado. Isso ocorre também com o dois casando com o cinco, e o três com o quatro. Isso se aplica também a qualquer outro dado, a soma de dois lados opostos sempre é igual ao número de faces mais um. Assim, um D20 somaria 21 nos lados opostos, um D12 somaria 13, e assim por diante.
As instruções de jogos representam o dado com uma letra “D” maiúscula seguida de um número que representa o número de faces do poliedro. Assim o mais comum é o cubo = D6, onde podemos ler:”dado de seis faces”, pois é o mais utilizado para se obter resultados aleatórios que determinem uma ação, um movimento, ou tudo aquilo que se puder convencionar com a utilização desses mágicos e fascinantes objetos que veem acompanhando a história da sorte, ou do azar,  do ser humano desde a sua aurora.
Como são objetos pequenos, inquebráveis, fáceis de se manipular, armazenar, são a escolha certa quando se deseja praticar atividades lúdicas tanto de forma solitária como em equipe.
Assim com esse intuito, após essa breve apresentação do SR.DADO DE JOGAR eis algumas regras de jogos de dados, para sua diversão e distração. Primeiramente o GENERAL que se joga da seguinte maneira:
 (1) um jogo consiste de várias rodadas
(2) Cada jogador, em sua vez, tem três chances de arremessar os dados. 
Na primeira, joga os cinco dados; e escolhe aqueles que quer manter na mesa,
no segundo lançamento, conforme o resultado obtido, pode voltar a arremessar de um a cinco dados, mantendo os demais sobre a mesa, ou aceitar o resultado, dando a jogada por encerrada;
 na terceira, da mesma forma, pode arremessar de um a cinco dados (mesmo os que ele tenha mantido sobre a mesa entre o primeiro e o segundo arremesso) ou aceitar o resultado.
(3) O resultado obtido ao final de três arremessos (uma jogada completa) deve ser classificado, pelo próprio jogador, como uma das seguintes  possibilidades:

- Par: dois dados marcando o mesmo valor. = 20 pontos
- Trinca : três dados marcando o mesmo número. = 30 pontos
- Quadra : quatro dados marcando o mesmo número. = 40 pontos
- Uma trinca e um par.  = 50 pontos
- Seqüência: os cinco dados diferentes. = 60 pontos.
- General : cinco dados marcando o mesmo número.= 100 pontos.

 Como se percebe o GENERAL não é apenas um jogo de simples sorte mas depende de estratégia na escolha dos resultados dos lançamentos, buscando-se semnpre os maiores valores.

O resultado é anotado em uma folha e determina-se o total a ser atingido para ser vencedor. O mais comum é 500 ou 1000 pontos. O jogador que obtiver o total convencionado  em primeiro lugar  será considerado o vencedor.
POR ORA DIVIRTA-SE COM O "GENERAL". MAIS PARA FRENTE VAMOS PUBLICAR OUTRAS REGRAS DE JOGOS DE DADOS SEMPRE PRIVILEGIANDO AQUELES QUE SOMEM A SORTE COM A ESTRATÉGIA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO - CRÍTICA OU SUGESTÃO