domingo, 25 de novembro de 2012

ALECRIM


O  alecrim chegou no Brasil na época da colonização e recebeu diversos nomes populares como: rosmarinho, rosmaninho, alecrim comum, alecrim de cheiro, alecrim de jardim e alecrim de horta. 

Apesar de seu aspecto rudimentar o seu cultivo requer muito cuidado. Ele prefere solos pedregosos e sol pleno.
Todos esses cuidados são fundamentais para preservar a qualidade do alecrim e principalmente de seus compostos bioativos como o ácido rosmarínico, ácido caféico, limoneno, pineno e a cânfora.

As folhas secas ou frescas do alecrim são utilizadas para a preparação de chás (infusos) e tinturas (extratos alcoólicos). As partes floridas são empregadas na produção de óleo essencial.

O uso popular do alecrim para o tratamento de diversas doenças despertou o interesse da comunidade científica para o estudo das substâncias bioativas.

De acordo com inúmeros estudos, o alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, combate das crises de asma e alivio de dores causadas por contusões. Esse arbusto também equilibra a pressão arterial, pode auxiliar no tratamento de dores reumáticas e gota, além de ser diurético e acelerar a digestão, ainda facilita a menstruação, combate a icterícia e tem ação sedativa. 

O  chá de alecrim  serve para bochechos contra o mau hálito, aftas, estomatites e gengivites. Para obter essa solução deve-se ferver uma xícara de água e desligar o fogo. Colocar uma colher de sopa de alecrim fresco e tampar. Deixar até que alcance a temperatura ambiente. Após utilizar em bochechos. Não engolir a mistura pois nessa concentração o chá pode causar diarreia.
O alecrim também pode ser consumido de outros modos incluindo-se na  sua alimentação.

O alecrim fresco, misturado às massas caseiras de pão, dá um gosto saboroso e exótico à massa, além de deixar o pão digestivo e energético. Ele também pode ser adicionado às manteigas e patês. 

Você também pode fazer em casa uma conserva de alecrim para saladas: Em vidro esterilizado, coloque um galho de alecrim fresco, manjericão, alguns grãos de coentro e um grão de pimenta do reino. Coloque 1 xícara  de vinagre de maçã, água filtrada e sal. Feche o vidro e enrole um jornal deixando-o guardado ao abrigo da luz por oito dias. Após pode ser utilizado misturando-se com azeite de oliva
Apesar dos diversos benefícios do alecrim, seu consumo deve ser moderado e cauteloso, pois o uso em demasia  pode causar gastroenterites e nefrites. O alecrim não deve ser usado por  gestantes e pessoas  que apresentam quadro de epilepsia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO - CRÍTICA OU SUGESTÃO