A infância é a época dourada da vida. Nossas brincadeiras, nossos amigos, nossos professores, nossos pais e principalmente nossos avós. Ah! essas criaturas doces, anjos em forma de gente, que pavimentam a estrada de nossas vidas com momentos inesquecíveis. Comigo não foi diferente. Eu tive a benção divina de ser agraciado com avós maternos maravilhosos. Não tive a oportunidade de conhecer os avós paternos, já falecidos quando nasci. E coisas que se aprendem com avós ficam indelevelmente guardadas em nossos corações. Aprendi a cortar lenha com meu avô, a fazer nó nos cordões dos sapatos, a ser disciplinado pois meu avô era militar, a defender-se dos imprevistos criando soluções para as emergências..... e enfim muito mais coisas que aqui não caberiam. E neste conceito holístico de aprendizado a minha querida avó AMÉLIA, de origem polonesa, me brindou com os ensinamentos sobre a matéria que mais dominava, qual seja, - cozinha. Agradeço até hoje as horas que passei ao lado dela no fogão, mexendo isto, cozinhando aquilo, apurando aquele outro pois me são úteis até hoje. E, nestas alquimias culinárias, uma das coisas que eu mais gostava de ajudar e depois cheguei até a fazer sozinho era o DOCE DE BANANA.
É.... eu sei.... a simples leitura do nome já enche de água a boca...pelo menos a minha, quanto a de vocês também vai logo "aguar" pois eis aí a receita:
INGREDIENTES:
- 3KG DE BANANA MADURA
- 1KG DE AÇUCAR
- 50 ML. DE SUCO DE LARANJA
- 1 PITADA DE CANELA
- 1 COLHER DE CAFÉ DE BAUNILHA LIQUIDA
MODO DE FAZER:
Em uma panela alta coloque de uma vez o açucar e deixe derreter até o ponto de caramelo. Quando ele começar a ter uma cor de caramelo coloque meio copo de água para que não queime. Descasque e pique as bananas colocando-as neste açucar. Mexa com uma colher de pau até que a banana comece a soltar sua água. Acrescente o suco de laranja a baunilha e a canela e então.... muita paciência e atenção pois tem de mexer até que desmanche toda a banana e vire um creme grosso. Não deixe cozinhar sem mexer pois vai grudar no fundo e aí perde o doce ou ele fica com gosto amargo. Após chegar no ponto retire do fogo e deixe esfriar naturalmente. Transfira para uma vasilha e coloque na geladeira até ficar frio. Depois...bom depois é se armar de uma fatia de pão, uma faca e um baita bocão aberto.
DEPOIS DE EXPERIMENTAREM DUVIDO QUE NÃO JUNTE ÁGUA NA BOCA
vai lá faz e depois me conta. Por fim uma sugestão: se tiver um jardim ou canteiro aproveite para enterrar as cascas de banana pois elas são ótimo adubo.
FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO - CRÍTICA OU SUGESTÃO